Compreenda os tipos de pisada e como corrigí-las quando necessário:
Pronada: O pé começa a pisada com a borda medial do calcanhar, percorre o pé com grande pressão pela borda interna do mesmo e termina o passo fazendo a impulsão bem pronunciada na região do primeiro metatarso (dedão). A pressão nesta região triplica ou quadruplica. Necessita-se de tênis com reforço na borda interna do calcanhar visando estabilidade e controle do movimento. Tênis para pisada pronada.
Supinada: O pé começa o passo pela extremidade do calcanhar com maior intensidade que o normal e percorre o pé pela borda externa com grande pressão terminando o passo com o impulso nos 3 últimos dedos. Indica-se um tênis com amortecimento em toda sua extensão. Tênis para pisada supinada.
Neutra ou Normal: O pé começa o passo pelo contato na borda lateral do calcanhar percorre o pé de forma uniforme entre supinação e depois pronação e termina a pisada fazendo a impulsão nos 3 primeiros metatarsos e dedos. Sendo o apoio no primeiro metatarso o dobro que os demais. Necessitam de tênis com pisada neutra.
"Quando comprar um tênis pergunte para qual tipo de pisada ele é."
Se você perceber dores no pés, tornozelos, joelhos, quadris, coluna vertebral e até mesmo na mandíbula e olhos isso pode estar relacionado a sua postura corporal e seu tipo de pisada.
Com o uso das técnicas da Podoposturologia é possível corrigir a sua pisada e a postura corporal apenas com o uso de palmilhas corretivas.